Foto: Reprodução |
Uma equipe de pesquisadores dos Estados Unidos criou um pequeno dispositivo que usa ondas sonoras para quebrar pedras nos rins.
A notícia foi publicada esta semana na revista científica The Journal of Urology. O nome da tecnologia não é bonito: Shockwave Lithotripsy (ou BWL).
A tecnologia se mostrou promissora, prometendo uma maneira de tratar pessoas com a doença sem a necessidade de cirurgia. estourar pedra nos rins.
Estima-se que 15% das pessoas terão pedras nos rins em algum momento de suas vidas. De um modo geral, a maioria é autocurativa e não requer nenhuma intervenção.
No entanto, em alguns casos, a cirurgia é necessária para evitar danos permanentes aos rins. Vale lembrar que o uso de ondas sonoras para quebrar pedras nos rins não é novidade.
Por décadas, os médicos têm usado outra técnica, a litotripsia extracorpórea por ondas de choque (ESWL). Esta envolve pulsos acústicos de alta intensidade.
A vantagem da nova terapia é que ela usa um dispositivo portátil, e o procedimento pode ser realizado em um ambiente mais informal - como uma clínica ou pronto-socorro - e não requer sedativos.
BWL pode ser usado para cálculos renais com fragmentos de 2 mm ou menos. Por outro lado, a técnica tem um pequeno dano tecidual como efeito colateral, mas é completamente tratável.
A equipe de pesquisadores pretende realizar mais estudos antes que a tecnologia seja amplamente utilizada em escritórios.
A ideia é que o aparelho possa ser usado rapidamente ao primeiro sinal de pedras nos rins, evitando que os pacientes sintam dor.
Fonte: Gizmodo.
Comentários
Postar um comentário