Foto: Reprodução |
O uso constante de máscaras em locais públicos é uma das principais recomendações dos especialistas para evitar a propagação da Covid-19.
De um lado o uso do item evita a nova doença, mas por outro lado tem contribuído para a diminuição do consumo de água pelas pessoas.
O uso de máscara faz com que se respire mais pela boca, o que ocasiona uma perda maior de líquido. As pessoas também tendem a beber menos água para evitar manusear a máscara.
“É preciso ficar alerta para não diminuir o consumo de água no período de seca. Outras doenças que sempre existiram vão continuar existindo apesar da pandemia”, avisa a médica nefrologista Maria Letícia Cascellie, diretora da Clínica de Doenças Renais de Brasília.
A urina contém substâncias que podem ser solubilizantes e calcificantes. Elas precisam estar em equilíbrio para evitar a formação de cálculos renais.
“Em um ambiente com pouco água, os cristais tendem a colar um no outro e isso resulta no cálculo renal. Se você tem uma pedrinha e tem uma cachoeira em cima dela, ela vai embora.
Mas se você tem uma pedrinha e não tem hidratação, ela vai ficar parada e impactar a via urinária”, explica a doutora Maria Letícia.
Então lembrando: Beba Água !!!
Fonte: metropoles.com
Comentários
Postar um comentário