Foto: Reprodução |
As pedras nos rins são um problema de saúde comum. Eles podem ser extremamente dolorosos, e pessoas que passaram por isso têm mais probabilidades de voltar a tê-los.
Também conhecidos como cálculos renais ou nefrolitíase, as pedras são compostas de materiais de resíduos sólidos e duros que se acumulam nos rins e forma cristais.
Como combatê-los:
MANTENHA-SE HIDRATADO
Quando falamos em prevenção, geralmente, recomenda-se beber muitos líquidos. Isto ajuda a diluir e aumentar o volume de substancias formadoras das pedras na urina, o que torna mais difícil a cristalização de resíduos.
No entanto, nem todos os fluidos exercem o mesmo efeito. Por exemplo, uma alta ingestão de água está relacionada com menor risco de formação de cálculos renais. Bebidas como café, chá, cerveja, vinho e suco de laranja também ajudam a diminuir o risco.
Porto outro lado, consumir muito refrigerante e bebidas açucaradas pode contribuir com a formação das pedras. Isto também acontece com líquidos adoçados artificialmente.
INCREMENTE O CONSUMO DE ÁCIDO CÍTRICO
O ácido cítrico é encontrado em muitas frutas e verduras, particularmente nas frutas cítricas. Limões e laranjas são especialmente ricos neste nutriente. Ele pode ajuda a prevenir o surgimento dos cálculos de oxalato de cálcio.
LIMITE OS ALIMENTOS RICOS EM OXALATO
Esta substância que se encontra em muitos alimentos vegetais, incluindo os vegetais de folha verde, frutas, verduras e o cacau. Além disso, o corpo o produz em quantidades consideráveis.
Uma alta ingesta de oxalato pode aumentar a excreção dele na urina, o que pode ser problemático para pessoas que tendem a formar cristais.
Consulte um médico e um nutricionista para que eles elaborem dietas baixa em oxalato de cálcio para prevenir as pedras nos rins.
Fonte: Metrojornal
Comentários
Postar um comentário